Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Quantos livros tem o Velho Testamento?
50
134
39
76
12
43
24
18
Ver Resultados




Partilhe esta Página

 

 

EBD

CPO.

 

 

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Curso Básico

 Bacharel

 

 

 

 


Veja mais fotos como esta em OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

 

 


Estudos Biblicos
Estudos Biblicos

O SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO

Mateus 20.28 - Hb 9.12.


INTRODUÇÃO
Ninguém pode fugir à realidade de que o conceito de sacrifício está no âmago da redenção, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. A figura de um cordeiro ou cabrito sacrificado como parte do drama da salvação. Deus veria o sangue aspergido e 'passaria por cima' daqueles que eram protegidos por sua marca. Quando o crente do Antigo Testamento colocava as mãos no sacrifício, o significado era muito mais que identificação (isto é: 'Meu sacrifício').

OS SACRIFÍCIOS DA ANTIGA ALIANÇA “COBRIAM” O PECADO.
Os sacrifícios praticados no Antigo Pacto, embora aproximassem o adorador de Deus pela mediação de um sacerdote, somente cobriam o pecado. A justiça divina, que reclamava a reparação imediata do pecado cometido, era satisfeita apenas temporariamente. Porque, segundo a Bíblia, “Pois o sangue de touros e de bodes não pode, de modo nenhum, tirar os pecados de ninguém” (Hb 10.4), uma vez que "o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos", os santificavam, apenas “quanto à purificação da carne”. Somente “o sangue de Cristo, purifica a “consciência das obras mortas” do pecado,” O sangue de bodes e de touros e as cinzas da bezerra queimada são espalhados sobre as pessoas impuras, e elas ficam purificadas por fora. 

Se isso é assim, imaginem então quanto maior ainda é o poder do sangue de Cristo! Por meio do Espírito eterno ele se ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício sem defeito. E o seu sangue nos purifica por dentro, tirando as nossas culpas; assim podemos servir ao Deus vivo, pois já não praticamos cerimônias que não valem nada (Hb 9.13,14).

OS SACRIFÍCIOS DA ANTIGA ALIANÇA ERAM IMPERFEITOS, INEFICAZES E INEFICIENTES
Essa imperfeição se justifica pelos seguintes motivos: 
(a) eram sacrifícios contínuos e repetitivos (Hb 10.1-3,11); 
(b) eram ineficazes, ineficientes (Hb 10.4-10); 
(c) purificavam apenas o exterior (Hb 9.13); 
(d) os mediadores, ou seja, os sacerdotes também eram imperfeitos (Hb 7.27,28); e por fim, 
(e) tais sacrifícios caducaram com o advento da Nova Aliança (Hb 8.13; 9.15).

O SENTIDO DA EXPIAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO
A necessidade da expiação. A expiação foi necessária por dois grandes motivos:
(a) A santidade de Deus. Deus é tão puro e santo, que não pode olhar diretamente para o pecador, sob pena de fazer recair sobre ele sua ira e seu juízo (Hc 1.13).
(b) A pecaminosidade do homem. O pecado interrompeu de tal modo o relacionamento do homem com Deus, que sua santa ira exigiu a condenação imediata do pecador. Assim, para evitar a iminente e definitiva morte espiritual do ser humano, um sacrifício animal e cruento fora requerido. "Sem derramamento de sangue não há remissão" (Hb 9.22).

O SIGNIFICADO DA EXPIAÇÃO PELA MORTE DE CRISTO
A expiação pela morte de Cristo tem alcance infinitamente maior e mais profundo que os sacrifícios de animais no Antigo Pacto. O sangue daqueles animais cobria provisoriamente o pecado (Sl 51.9; Is 38.17; Mq 7.19). Mas, em o Novo Testamento, mediante o derramamento do sangue de Cristo, o pecado foi quitado, perdoado, tirado (Hb 9.26,28). A morte do Senhor foi.

(a) Propiciatória. Propiciar significa "tornar propício, favorável", também tem o sentido de "juntar", "reconciliar", conforme lemos em 1 João 2.2: "E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (Rm 3.23-26; Hb 2.17).

(b) Substitutiva. Significa que Jesus morreu no lugar de toda a humanidade. Ele foi o substituto perfeito para todos os que buscam o perdão de Deus (Is 53.4-6; 1 Pe 2.24).

(c) Redentora. Jesus satisfez todas as condições exigidas pela justiça divina a fim de nos redimir. Sua morte vicária foi o preço da nossa redenção (Jo 1.14; 1 Co 1.30; Hb 10.5; 1 Pe 1.18,19; Cl 2.14); razão pela qual somos sua propriedade particular (1 Co 6.19,20; Ef 1.13).

(d) Reconciliadora. Reconciliar é reatar uma amizade, ou conciliá-la outra vez. Em razão do pecado, o homem tornou-se inimigo de Deus. Não há outra maneira de reconciliar-se com Ele, ao não ser através da morte expiatória de Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 5.10; 2 Co 5.18,19; Cl 1.21).

(e) Triunfante. A morte de Cristo foi um triunfo contra o Diabo, o pecado, e a própria morte (1 Co 15.55-57; Cl 2.15; 1 Jo 3.8). Glória a Jesus!


JESUS É O PRÓPRIO SACRIFÍCIO
Jesus Cristo foi o sacrifício supremo. João Batista confirmou isso quando O viu pela primeira vez: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29).

Pela graça de Deus fomos libertos dos nossos pecados. Através do sacrifício de Jesus, nosso Redentor, podemos nos achegar com confiança a presença do Pai. Antes que Cristo viesse estávamos muito longe de Deus, mas agora pelo sangue do Cordeiro, chegamos perto dEle (Ef 2.13). Não somos mais escravos do pecado. Fomos libertos (1 Co 9.18,19; 2 Co 5.14,15). Você pode glorificar a Deus por isso? Exalte o Deus da redenção! A redenção da nossa alma é fruto da graça, bondade e misericórdia de Deus. Não éramos merecedores. Não podemos nunca nos esquecer disso. Hoje estamos sob a autoridade de Cristo. O Mestre dos mestres controla a nossa vida e nada pode separar-nos do amor que Cristo tem por nós.

ILUSTRAÇÃO
Durante a II Guerra Mundial, nos Estados Unidos, era costume uma família que tivesse um filho que servisse nas Forças Armadas colocar uma estrela na janela frontal da sua casa. Porém uma estrela dourada indicava que o filho tinha morrido por apoio à causa do seu país. Há anos, Sir Harry Lauder contou uma história comovente sobre este costume. Ele disse que uma noite um homem caminhava por uma rua de Nova Iorque, acompanhado pelo seu filho de 5 anos. O pequeno foi atraído pelas luzes que brilhavam nas janelas das casas e quis saber por que é que algumas casas tinham uma estrela nas janelas. O pai explicou que aquelas famílias tinham um filho a combater na guerra. A criança bateu as palmas quando viu outra estrela na janela e exclamou, “Olha, Papai, outra família que deu o filho ao seu país”. Finalmente chegaram a um descampado, depois da correnteza das casas. Daquele lugar podia-se ver uma estrela a brilhar no céu. O pequenino voltou à olhar, “Oh, Papai”, “Olha para aquela estrela no céu! Deus também deve ter dado o Seu Filho”. Sim, de fato! Há uma estrela na janela de Deus. Sabes o que Ele fez por ti? Ele deu o Seu Filho, por causa do Seu amor por nós. 

CONCLUSÃO
A redenção da humanidade decorre da graça, misericórdia, e amor de Deus. A mente humana, limitada e falível, jamais poderá aquilatar o valor da salvação em Cristo. Jesus, por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, e efetuou uma eterna redenção.

 


 

A PALAVRA TRANSFORMA O CAOS
Gênesis 1:1
INTRODUÇÃO 
Gênesis é o livro dos começos e nos seus três primeiros capítulos encontramos em embrião todos os assuntos da Bíblia. Gênesis 1:1 é uma síntese da criação de Deus, e é uma declaração enfática de que tudo quanto existe aqui, tem um Criador. 

A partir de Gênesis 1:2 veremos como a criação se processou, como Deus agiu para criar todas as coisas. Lemos: "A terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" (Gn. 1:2). 

Nas primeiras lições estudamos sobre a palavra. Dali podemos extrair dois princípios importantes

Princípio 1. A Palavra de Deus produz exatamente o que ela diz 
Qual o instrumento usado na criação? A palavra de Deus, como lemos: "Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê (Hebreus 11:3). O visível veio a existir daquilo que não aparece.

Princípio 2. O reino do espírito deu origem ao reino da matéria 
Como o Reino espiritual gerou o Reino material? Pela Palavra de Deus e pelo Espírito de Deus. Existe um poder e força na Palavra. Se soubermos utilizá-la agiremos como Deus age. Se somos a imagem de Deus, devemos viver de acordo com a Sua semelhança. A palavra "gerou os mundos". Em Hebreus 11:3 lemos que os mundos são sustentados pela Palavra de Deus. No final dos tempos todas as coisas serão julgadas pela Palavra. Ela é o crivo pelo qual todos os pensamentos, palavras e doutrinas têm que passar. E é por esta palavra que saberemos o que estará operando nestes últimos dias: se o engano do maligno ou se a verdade de Deus. 

Agora temos um novo elemento, a terra. 

A. UM CONTRASTE: O CAOS DA TERRA E A VISÃO DE DEUS 
1. A realidade visível da terra: "A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo..."(Gn 1:2a). Em outras palavras, um caos. Só trevas, desordem, feiura. 

2. A visão de Deus: Ele olha para a terra e vê, não o caos, mas o que Ele fará. Sua visão é de beleza, ordem, e harmonia. 

3. Deus projeta transformar o caos: Ele é um Deus de plano e propósito e tudo quanto faz obedece a um projeto muito bem delineado. A terra era um caos, mas Ele introduz nesse caos, no vazio, nas trevas, aquilo que Ele projetou em Seu próprio coração. Ele tem capacidade, habilidade, poder e vontade de transformar o caos, e fazer com que este se ajuste ao que Ele projetou. É assim que começa a obra da criação, com uma visão agasalhada no coração de Deus. Dentro desta visão está incluído este universo, mas inclui também o homem, um ser criado à Sua imagem e semelhança, dentro de quem Ele vai colocar um pouco de Si mesmo. 

B. ELEMENTOS PRESENTES NA CRIAÇÃO 
Deus, é um Deus triúno. É uma unidade composta. São três pessoas em uma só: o Pai, o Filho, que é a Palavra, e o Espírito Santo. As três estão envolvidas na criação: 

1. Deus, o Pai - É Ele quem fala, libera a palavra. No primeiro capítulo de Gênesis encontramos onze vezes a expressão: "Disse Deus." 

2. A Palavra representa aquilo a ser gerado, é a semente. João identifica a Palavra com Jesus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1:1-3). 

3. O Espírito de Deus manifesta a vida que está na palavra. O Espírito Santo é o autor da vida. "O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" (Gn 1:2). Neste versículo está uma bela figura: É semelhante a uma galinha que choca os ovos. Tomando esta figura podemos ver: 

a. O caos da terra é a realidade da matéria; 

b. Deus lança uma semente de transformação em forma de palavra: haja luz, erva, luminares, animais... Cada palavra é uma semente (o ovo), sendo plantado no caos da terra. Jesus mesmo declarou que "a semente é a Palavra de Deus" (Mt. 13:3). 

c. O Espírito se move sobre (choca) a palavra no caos. Em outras palavras, incuba a palavra de Deus. 

d. Da união entre o Espírito e a Palavra a vida é gerada. 

C. O PRINCÍPIO DA SEMENTE 
Deus estabeleceu uma lei natural pela qual toda reprodução na terra vem pelo plantar de uma semente. A vida está na semente. 

1. No Reino vegetal: uma semente é plantada na terra. A vida está na semente, por exemplo, de laranja. Naquela semente esconde-se uma laranjeira. Mas ela precisa entrar em contacto com a terra na qual a chuva caiu a fim de germinar. Quando a semente entra em contacto com a terra molhada, a laranjeira nasce. 

2. No reino animal: A vida está na semente do macho. Para que ela venha à luz, precisa ser plantada na fêmea. Quando isso acontece, o animal escondido na semente, nasce. 

3. No reino humano: O homem tem uma semente (o espermatozóide). Nele está escondido um outro ser humano. A semente do homem é plantada na mulher. O pai tem a semente; a mãe a recebe e a concebe. Quando um espermatozóide se une a um óvulo da mulher, um filho é gerado e vem à luz. 

4. Deus tem uma semente. A semente de Deus é a Palavra de Deus, como Jesus declara na parábola do semeador (Mt. 13:3). Assim como a vida de uma mangueira está na semente da manga; assim como a vida de um gato está na semente do gato; assim como a vida de um homem está na semente do homem, a vida do que Deus quer gerar está dentro da Sua 

Palavra, que é Sua semente. Por isso Jesus declarou: "as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida" (Jo. 6:63). Mas para que ela germine precisa da "terra", da água. A água representa o Espírito Santo de Deus. E é aqui que se estabelece um tremendo princípio: Da união entre o Espírito Santo e a Palavra de Deus, vida é gerada. 

D. PRINCÍPIOS QUE TRANSFORMAM O CAOS 
1. Da união entre o Espírito Santo e a Palavra de Deus, vida é gerada. Toda a palavra que Deus fala, tomada pelo Espírito Santo, é materializada, nasce. Sua vida pode ser um caos, cheia de trevas, mas quando Deus envia uma palavra, e o Espírito a cobre em seu coração, a vida que está na palavra germina e o seu caos é transformado. Ele envia uma palavra de luz, que é plantada na terra do seu coração; o Espírito Santo a trabalha e a luz nasce dentro de você. Assim será com toda a palavra de Deus que você recebe em seu coração. Ele envia uma palavra de redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, paz, alegria, unção, etc. Se você agasalha esta palavra e permite que o Espírito Santo aja, verá que da união desta palavra e do Espírito nascerá em sua vida aquilo que foi plantado: redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, paz, alegria, unção, etc. 

2. Palavras são sementes. Toda Palavra de Deus é Semente de Deus. Deus altera o caos lançando uma palavra. No meio das trevas, Ele fala luz. O Espírito Santo não é estático; Ele se move e cobre a face do abismo. As palavras que Deus está falando no abismo são as sementes. Ele planta a semente da luz com a palavra "luz" e o Espírito cobre esta palavra e dessa união entre a palavra "luz" e o Espírito, a luz nasce, manifesta-se. 

3. A palavra de Deus produz exatamente o que ela diz. Exatamente o que Deus fala é o que acontece. (Gn. 1:6,9,11,14,15). No reino do Espírito algo ocorre quando a Palavra de Deus é liberada. Palavras produzem. 

4. Cada semente produz de acordo com a sua espécie. No primeiro capítulo de Gênesis encontramos várias vezes a expressão "segundo a sua espécie" (Gn 1: 12,21,24,25) e isto nos leva a mais este princípio de que a reprodução da semente é de acordo com a sua espécie. A semente de um gato gera outro gato; a semente de laranja, faz nascer uma laranjeira; e a semente de um pecador, gerará um outro pecador. Se cada semente reproduz-se de acordo com a sua espécie, se palavras são sementes, devo escolher as espécies que quero ver reproduzidas. Vimos que a Palavra de Deus tem ação criadora. É por ela que Deus cria e transforma. Temos dois elementos: semente e espécie. Palavras são sementes e elas produzem de acordo com a sua espécie. Se mudarmos a espécie da semente, mudaremos a espécie da colheita. 
5. A terra não escolhe o que produz; ela produz de acordo com o que nela é lançado. Se você lança na terra sementes de arroz, milho, etc., é exatamente o que ela vai produzir. Assim também o que sua vida produz depende do que nela é semeado. Se forem as palavras de Deus, haverá manifestação do que procede da boca de Deus. 
6. Deus não se detém falando o problema; Ele fala a solução. Deus olha para as trevas e planta uma semente: "Haja luz; e houve luz." 
CONCLUSÃO 
Deus é poderoso para transformar qualquer vida de caos e introduzir nela a beleza do caráter de Cristo e a Sua maravilhosa luz. Deus vê o estado de calamidade em que o homem se encontra, mas projeta sobre ele uma outra visão: um filho redimido, liberto. Ele envia uma palavra específica na área que necessita ser mudada: Salvação (At. 16:31), Cura física (Is. 53:5), Solidão (Dt.. 31:6). Não há para Deus situação que não possa ser mudada. Quando a Palavra de Deus chega, há uma transformação e as circunstâncias se ajustam àquilo que Sua Palavra está dizendo. 
O caos de sua vida vai ser transformado pela Palavra de Deus e o poder do Espírito Santo. A Palavra e o Espírito têm poder para transformar o caos de sua vida, na visão que Ele tem para você. Ele transforma suas trevas com uma só palavra. Quando Ele chega para você e diz: paz, a paz já está entrando; quando Ele diz: sarado, a cura já está acontecendo; quando Ele diz: vitória, a vitória se faz presente. Tire, portanto, os olhos do caos ou das trevas e olhe para Deus. Lembre-se: Ele não fala o problema; Deus fala a solução. Ele tem uma palavra para você e esta palavra produzirá em sua vida exatamente o que ela diz. 
Precisamos do Espírito Santo e da Palavra. Todos atravessamos circunstâncias adversas ao plano de Deus. Todos queremos mudanças. Só Deus conhece a verdadeira causa dos problemas e só Ele tem a solução. No caos, na situação adversa, vamos buscar a visão de Deus. A maneira de trazer a visão é falando a Palavra de Deus na dependência do Espírito Santo. Não é o simples proferir da Palavra sobre uma situação que vai mudá-la. A Palavra produz exatamente o que Ela diz quando proferida na unção do Espírito. Devemos parar de falar os problemas e falar o que a Palavra de Deus diz a nosso respeito. 
TRABALHO PRÁTICO: 
1. Ore: "Deus, põe guarda na porta dos meus lábios para que eu não plante nenhuma semente negativa com as palavras da minha boca". 

2. Forme um novo hábito: Nunca fale o que você não quer ver materializado. Em outras palavras nunca plante o que você não quer ver nascido. 

3. Armazene sementes da Palavra de Deus: Sua mente é um celeiro. Daquilo que você armazenou em sua mente vai plantar com as palavras da sua boca, e a única qualidade de semente que agrada a Deus está na Bíblia. Disponha-se a tomar tempo para ler a Bíblia, para encher-se desta palavra, comece a meditar nela, decorá-la, e encontrará boas sementes, para plantar em sua vida e de outras pessoas. "O que o homem semear isto também ceifará". 

 


 

GUERRA ESPIRITUAL
1 Samuel 17.1-17

A VITÓRIA DE DAVID SOBRE GOLIAS PROVIDENCIA-NOS UM MODELO DE VITÓRIA PARA UMA GUERRA ESPIRITUAL BEM SUCEDIDA

INTRODUÇÃO:
Muitas vezes vemos os nossos problemas como gigantes intransponíveis, mas Deus quer fazer de nos guerreiros espirituais invenciveis.

1 Os prolemas são muitas vezes maiores do que as nossas forças (Golias tinha 3 metros de altura).

2 Os problemas são por vezes tão grandes que nem conseguimos acreditar que são reais (1 Samuel17:4-7)

3 Ás vezes lutamos muito tempo com o mesmo problema. Golias apareceu pelo período de 40 (v. 16) dias desafiando o povo de Deus. O número 40 fala de um ciclo perfeito. Jesus foi tentado 40 dias. Moisés esteve 40 dias no Monte com Deus.

Precisamos de lutar as nossas próprias batalhas e não ser como Saúl que ficou aguardando que alguem lutasse a batalha por si.

Saúl representa a lideranca espiritual caída, que não está pronta a tomar riscos. David representa a liderança espiritual de que Deus se agrada, prontos a dar a vida ao serviço do Senhor

As lutas são uma forma de mostrarmos a Deus a nossa fidelidade e confiança

I. PREPARAÇÃO PARA A BATALHA
1 Samuel 17:1
O Inimigo está já preparado para a Batalha. O povo de Deus estava num monte e o inimigo noutro monte. Entre eles estava um vale. no vale está sempre o desafio.

1 Samuel 17:20:23
A. David foi Fortalecido pelo Espirito do Senhor
David escutou aquelas palavras mas em lugar de sentir medo foi cheio de ousadia e força pelo Espirito do Senhor. 

B. David Recordou as experiências do passado (1 Samuel 17:34-37)
David venceu um Leão e um Urso mas reconheceu que não foi em sua força mas pela Graça de Deus.
As experiencias do passado ajudam-nos a enfrentar os desafios maiores que se nos apresentam pela frente.

C. Fidelidade á Autoridade

1. David obedecia ao seu pai -- as mais pequenas instruções eram respondidas (1 Samuel 17:15,17-22); Jessé teve um papel muito importante na formação de David.

2. David chamava-se a si próprio servo de Saul. Nunca se pode receber autoridade Espiritual sem este tipo de atitude (1 Samuel 17:32,34,58)

D.David confiava na benção de Deus
Deus nao prometeu anteriormente a David que ele iría obter a vitória mas ele podia afirmar que venceria o Gigante porque conhecia Deus. Ninguém pode desafiar o Senhor e viver. Ninguém pode amaldicoar os servos de Deus e ficar impune. Quem ataca os servos do Senhor tem que se haver com a justiça de Deus.

E. David desenvolveu as suas capacidades naturais 

Juizes 20:16 
16 Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam. 

Esta Passagem mostra como os homens da tribo de Benjamim eram peritos com a funda. As tribos de Judá e Benjamim viviam particularmente juntas e David sabia como acertar num cabelo com a sua funda.

II. PRECISAMOS DE LUTAR AS BATALHAS QUE SÃO VERDADEIRAMENTE IMPORTANTES
Devemos lutar as batalhas em que Deus está envolvido (1 Samuel 17:47) Satanás está sempre interessado em destruir o programa de Deus. Examina quais são as batalhas verdadeiramente importantes na tua vida.

(1 Samuel 17:26-30) Os irmãos de David provocaram certamente indignação no seu coração mas em lugar de se deter nessa luta David focou a sua atenção na luta que é verdadeiramente importante. Os teus irmãos na fé podem criticar-te mas deves aprender a desviar-te deles e seguires para as batalhas que verdadeiramente importam. 


III. AS ARMAS DA NOSSA LUTA 
2 Coríntios 10:4
4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

A. As armas carnais
1. As armas carnais são aquelas visíveis aos carnais (1Samuel 17:42), David não tinha hipóteses diante de Golias mas ele sabia que a Batalha pertence ao Senhor

2. A unção de outro líder não te dá a vitória(1 Samuel 17:38-39) temos que lutar com a nossa própria armadura. A armadura do nosso líder não serve para nós.

As armas da nossa milícia não são carnais mas sim poderosas em Deus!

B. As armas certas
Uma funda e cinco pedras (1 Samuel 17:40; 1 Cor. 1:27-28)
1 Meditação
2 Memorização da Palavra de Deus
3 Oração
4 Confissão de Fé
5 Louvor e Adoração

Conhecer o Caráter de Deus
"o Deus Vivo" (1 Samuel 17:36)
"o Nome do Senhor ..." (1 Samuel 17:45)
"Saberão que há Deusl" (1 Samuel 17:46) -- o Testemunho diante do Mundo

O Mundo pode fazer troça dos recursos do crente mas quem ri no fim ri melhor!

IV. A MOTIVAÇÃO DA RECOMPENSA DE DEUS
A. David Zelava pela Honra de Deus (1 Samuel 17:26)

B. David sabia que havia uma recompensa (1 Samuel 17:25-30) algumas pessoas não crêem na recompensa de Deus. Outros são hipócritas para afirmarem que fazem tudo sem interesse em recompensas. Sabe que Deus tem para ti um galardão.

C. Para alem disso como servos de Deus temos que obedecer, não temos outra opção.

V. DESENCORAJAMENTO E IMPEDIMENTOS NA NOSSA GUERRA ESPIRITUAL
O desencorajamento vem muitas vezes da nossa família e daquelas pessoas que mais nos deviam apoiar na Batalha.

O inimigo tenta desencorajar o povo de Deus dizendo que estamos a servir aos homens e não ao Deus vivo (1 Samuel 17:8)

Sem um Golias David não teria sido ninguém. Aprende a ver os desafios como uma oportunidade que Deus nos dá para triunfarmos.


VI. A VISÃO DA VITÓRIA
A. David estava concentrado na vitória (1 Samuel 17:37,46)

B. A vitória foi rápida e clara (1 Samuel 17:50-54)

C. Os Benefícios da Vitória

1. Pessoais (1 Samuel 17:54-58) David foi reconhecido pelos outros e guardou na sua tenda as armas do inimigo (Colossenses 2:15)

2. Encorajamento dos irmãos (1 Samuel 17:32,52)